terça-feira, 24 de agosto de 2010

Christian Metal no Brasil


Foto- Stauros (uma das primieras banda a tocar heavy metal em português)


Essa expressão foi criada para intitular bandas das diferentes vertentes rock que em enfocavam em suas letras o cristianismo. Isso não é um fato novo. Data-se de 1960 os primeiros discos que envolvem a temática. Elvis, considerado um dos maiores difusores do movimento, gravou mais de três discos, de rock, com letras cristãs, que iam desde blues ao rock. Nos anos 70, houve o verdadeiro crescimento da Christian rock pelo mundo, nessa década bandas como Petra, Daniel Band, Joshua, dentre outros. A popularidade da vertente contribuiu para o surgimento de ministérios voltados ao evangelismo a tribos urbanas nas grandes cidades.
No Brasil essa visão teve como alicerce a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada por Estevan Hernandes em São Paulo.


Mesmo havendo grupos de rock com Martiria, Rebanhão e Oficina G3, só a partir de 1990, esses grupos tiveram projeção nacional por meio do recém criado ministério CHRISTIAN METAL FORCE e gravadora da igreja, nos anos seguintes. Nos anos 90 aconteceu o verdadeiro boom dos ministérios e bandas no país. Grupos emblemáticos como Mortification, Narnia, Antidemon e Trino (os dois últimos brasileiros) são oriundos dessa década e permanecem ativos atualmente.


Em 1993 o Brasil recebeu seu primeiro show de Metal cristão internacional; Bride no SOS da vida, evento promovido na ocasião pela Igreja Renascer em Cristo com o público estimado em mais de 50.000 pessoas, menor, na época somente menor que o Rock in Rio no Rio de Janeiro, dados da época. No mesmo ano a banda Tourniquet se apresentou no Brasil em duas cidades, Rio e São Paulo. Na virada do século, alguns membros desvinculados da Renascer, ou fruto dessa visão, fundam outras comunidades de evangelismo voltado ao underground como: Bola de Neve, Zadoque, Crash Chunch, Caverna doAdulão, Justiça e Retidão, Milícia, Vertical e Sexy Chunch

Nenhum comentário:

Postar um comentário